Pessa’h – Adeus Hametz

Adeus Hametz

Em Pessa’h, além de não comer Hametz (fermentado), a Torá diz: “Por sete dias hametz não deverá ser encontrado em suas casas.”
Portanto, também é proibido para um judeu possuir hametz durante Pessa’h (e parte do dia antes de Pessa’h), não importando onde o hametz esteja, se na sua casa ou em outro lugar. Como resultado, nós temos que nos preocupar em nos livrarmos de todo o hametz antes de Pessa’h.

Por esse motivo, nós fazemos a “Mechirat Hametz” – “Venda de hametz” e “Bedikat Hametz” – “Procura do hametz”.

Venda do Hametz

Qualquer hametz que nós pretendemos manter até depois de Pessa’h (garrafa de whisky, etc.), precisa ser vendido para alguém que não seja judeu. Portanto, o hametz não nos pertencerá e não teremos posse sobre ele durante Pessa’h. Vender o hametz é um assunto sério. Existem muitas questões legais e detalhadas sobre essa venda e, portanto, deve ser feita por um rabino qualificado.
Ele age como nosso agente tanto para vender o hametz antes de Pessa’h, quanto para comprá-lo de volta ao término de Pessa’h. Todo hametz e utensílios de hametz devem ser separados durante Pessa’h. A área de armazenagem desse material deve ser trancada ou selada com uma fita.

Hametz que não é vendido e permanece de posse de um judeu durante Pessa’h não pode ser usado, comido, comprado ou vendido depois de Pessa’h.

Para evitar o hametz em seu poder durante Pessa’h, preencha a procuração online para venda no link: https://pt.chabad.org/holidays/passover/sell_chometz_cdo/jewish/Venda-seu-Chamts-Online.htm