A festa de Purim começa com a leitura da Meguilá.

 

A primeira pergunta que poderemos fazer é:

 

Se esse rei da Pérsia ficou famoso por entender de mulheres , como vemos no concurso miss universo que foi feito para ele que era o rei de todos os 127 pais que existiam na época, como pode ser que Esther, uma Judia religiosa que não entendia nada desse assunto, ganha um concurso desses onde a prova principal era passar a noite com o rei?

 

Diz o Ari Zal que Hashem fazia um milagre e entrava sempre uma demônia no lugar dela.

 

De acordo com essa opinião o rei da Pérsia Dariavesh é filho daquela figura espiritual negativa que se materializava para “substituir” Esther.

 

A Guemará nos conta que nosso povo teve 48 profetas e sete profetisas.

 

Vemos no Tana’h que o profeta Ovadiahu escondeu 100 profetas em duas cavernas em uma época da perseguição.

 

Só desse exemplo vemos que tivemos mais do que 48 profetas.

 

Dizem nossos Sábios que esses 48 profetas e sete profetisas foram os que escreveram as profecias para outras gerações e Esther é uma das sete profetisas.

 

Haman é chamado de Haman Ha Agagui, ou seja, descendente de Agag, rei de Amalek que sobreviveu por erro de Shaul, o primeiro rei de Israel.

 

Shaul recebeu a Mitzvá de exterminar Amalek, mas deixou Agag vivo com uma escrava que engravidou dele antes de o profeta Shmuel matá-lo.

 

Esther era a descendente de Shaul e por isso a Divina providência trouxe ela para ser a pessoa que vai exterminar a descendência de Agag.

 

E aonde vimos que isso aconteceu totalmente?

 

A Guemará nos conta que os descendentes de Haman se converteram ao judaísmo e se tornaram grandes Sábios de Israel, ensinaram Torá em Bnei Brak.

 

A lei judaica determina que  “Alguém que se converte ao judaísmo é como uma criança que nasceu” e até o aniversário dele passa a ser pelo dia que ele se converteu e não pela data do nascimento biológico.

 

Daqui  vemos que Esther fez totalmente o conserto do erro do ancestral dela, o rei Shaul!

 

🍁🍁🍁🍁

 

Add Your Comment