Alegria
Escrito por Rabino Avraham Eitan Gloiber
Baseado nos ensinamentos do Rebe de Lubavitch
🌻🌻🌻🌻
Aviso importante sobre a transliteração das palavras em hebraico
Os Rabinos portugueses de centenas de anos atrás usaram a letra “H” para a transliteração da letra “ח” do Hebraico que equivale a dois erres “rr” em português
Na transliteração do hebraico nessa página vamos usar
a letra “h” com um apóstrofo ( ‘ ) no lugar de dois erres (rr) assim: ‘h
🌻🌻🌻🌻🌻
🌻Alegria é energia!🌻
Quando estamos alegres, expressamos por meio disso nossa confiança em Hashem (D’us).
Alegria em situações preocupantes demonstram que confiamos em Hashem (D’us) e por isso não nos preocupamos com nada e estamos com fé total de que tudo vai dar certo.
A atitude de estarmos alegres e confiarmos em Hashem (D’us) tem a força de mudar a realidade e fazer com que as coisas ruins desapareçam e o bem oculto no mundo se revele.
Sendo assim temos que estar alegres e tranquilos o dia inteiro!
Cada um de nós, tanto homens quanto mulheres, tem que se lembrar que Hashem (D’us), bendito seja, não só dirige o grande mundo, mas dirige sem dúvida alguma também o pequeno mundo de cada um e um de nós.
E da mesma maneira que ele dirige o universo de acordo com o que ele vê que é bom para o universo, assim também dessa mesma maneira ele dirige o nosso mundinho particular de acordo com o que ele está vendo que é bom para nós .
Temos que confiar nele que com certeza ele dirige o nosso mundo pequeno de um jeito bom.
Uma mãe não esquece o seu nenê no supermercado, Hashem (D’us) nunca se esquece de nós.
Hashem (D’us) é a essência do bem e a natureza de quem é bom é fazer o bem. Por isso podemos começar o dia confiantes de que tudo vai dar certo.
Temos que confiar no Criador e Administrador do mundo, que toma conta de cada um de nós particularmente, e que não existe um lugar onde ele não se encontre.
E como exemplo perguntamos à nós próprios:- Será que podemos ficar tristes quando estamos na presença de um grande e bom Rei, um Rei cheio de bondade verdadeira ?
Claro que nesse caso não temos mais com o que nos preocupar, e do que teríamos que ter medo se estamos na sala do Rei?
O exemplo está claro, e principalmente pelo fato de não ser um exemplo mas sim uma verdadeira realidade. E muito mais do que no exemplo, infinitamente maior e maior, acima e acima disso.
Uma mãe não esquece o seu nenê no supermercado, quanto mais Hashem (D’us) não nos esquece por aí, mas está cuidando de nós a cada instante !
Quando entra o mês de Adar aumentamos a alegria, quando entra o mês de Av, diminuímos a alegria, mas sempre temos que estar com alegria
Sim’há (alegria) é uma Mitzvá da Torá em todos os momentos, especialmente nas festas judaicas em geral e em Purim, Sucot e Sim’hat Torá em particular.
Se algumas pessoas estão ligadas à tristeza, como pode a Torá ordenar e exigir alegria de todos nós ?
Um axioma fundamental da Torá, é que que cada um de nós tem a capacidade de cumprir todas as Mitzvót.
A Torá não pede para fazermos algo que somos incapazes de fazer. Sendo assim, quando a Torá nos pede para ficarmos alegres o ano inteiro, isso já é uma afirmação clara de que cada um de nós tem o poder de ser alegre.
A alegria está incorporada tanto nas nossas Almas quanto no nosso corpo material, e por isso uma criança é alegre por natureza.
Temos o poder e a capacidade de trazer a alegria verdadeira e duradoura para nossas vidas, apesar de todas as circunstâncias.
Alegria em qualquer situação
A Guemará nos conta sobre uma guerra onde se aliaram o rei de Israel, o rei da Judéia e o rei de Edom contra o inimigo que era um país chamado Moav.
Esses três exércitos fizeram um erro estratégico e chegaram a um lugar quentíssimo há três dias de distância de qualquer fonte de água, e lá a água deles acabou. Era morte certa para todos.
Os três reis se reuniram para constatar que estavam em um beco sem saída. Yoshafat, o Rei da Judéia que era um judeu religioso perguntou :- Será que não há um profeta de Hashem (D’us) aqui entre nós?
Constataram que estava lá Elishá (Eliseu) o profeta que ficou famoso por ter participado de um milagre de multiplicação de água junto com Eliahu Hanavi (o profeta Elias)
Elishá era a pessoa certa na hora certa, eles estavam para morrer de sede e esse profeta era conhecido por ter feito um milagre de multiplicação de água.
E mais, ele não era um soldado, se estava lá é porque Hashem (D’us) lhe deu uma profecia para salvar a todos dessa morte terrível.
Imediatamente chamaram o profeta para a reunião de emergência.
Chegando lá, ele vê o Rei de Israel, Yeoram Ben A’hav , terrível idólatra que impedia o reino de Israel de deixar a idolatria.
Vendo esse tirano e consciente de quem ele é, Elishá ficou triste. Triste por motivos óbvios, triste por motivos religiosos.
Nessa hora a presença Divina o deixou sendo que Hashem (D’us) só paira onde há alegria, porque alegria é santidade e tristeza é impureza espiritual.
Nessa hora o Super-Profeta perdeu todos os seus super poderes, tudo isso por ter ficado triste e mesmo que o motivo para isso era justo.
Ele deixou de ser Elishá, o grande profeta, e se tornou um Eliseuzinho qualquer, mais um para morrer de sede junto com todos os outros.
Mesmo que essa tristeza era por motivos totalmente religiosos, por ver um rei idólatra. Nada pessoal, simplesmente triste por ter visto o maior inimigo de Hashem.
O que fazer agora?
Ele teve uma idéia fantástica. Pediu para trazerem um músico.
Quando o músico começou a tocar o profeta ficou alegre (mesmo que essa alegria foi induzida artificialmente ouvindo música), e novamente pairou sobre ele a presença Divina
Ele falou a profecia, a água veio de longe por milagre, e não só que todos se salvaram, mas tiveram mais um grande milagre no mérito da alegria do profeta.
O exército inimigo que veio pegar os despojos depois ter concluído que aqueles três exércitos secaram como todos os outros que escolheram aquele caminho para fazer uma guerra, e sem saber que o milagre aconteceu, foram pegos de surpresa e a guerra foi ganha com facilidade,
Tudo no mérito da alegria do profeta gerada artificialmente ouvindo uma música.
Conclusão:
Devemos que ser fortes como um leão e ficar felizes contra a nossa própria vontade. E também descobrimos aqui que a música tem a capacidade nos trazer toda essa alegria que nos une à Hashem.
Rabi Nachman de Breslev diz:
Lembre-se sempre que a alegria não é uma coisa supérflua na vida, ela é uma necessidade básica.
Não existe nada que nos liberta mais do que a alegria, ela liberta o seu cérebro e faz pairar sobre você a tranquilidade.
Perder a esperança é como perder a liberdade, é se perder a si próprio
Encontrar a alegria verdadeira é a mais importante das metas
Se o único jeito de você se alegrar é fazendo palhaçadas que não prejudicam as pessoas, faça isso.
Tristeza causa prejuízos imensuráveis, use todos os meios que você pode para se tornar alegre.
Não deixe as lembranças do passado e as preocupações do futuro baixarem o seu ânimo.
Se mesmo você querendo ficar alegre você se sente triste, lembre-se dos bons momentos que você já teve e a alegria voltará.
Se você não se sente alegre faça de conta que está alegre, faça um sorriso artificial, comporte-se como se você estivesse alegre e a alegria verdadeira virá em decorrência disso
Acostume-se a cantar, isso vai te dar uma vida nova e encher você de alegria.
Acostume-se a dançar, a dança vai tirar a sua tristeza e espantar os seus sofrimentos.
Sorria sempre, você vai ter nas mãos um presente “vida” para dar para os outros.
De vez enquanto as pessoas estão em um grande desespero e não tem para quem contar os seus problemas, se você aparece com um sorriso reluzindo no seu rosto você as motiva e dá para elas uma vida nova.
É tão importante estar alegre a ponto de você ter que se obrigar a estar alegre nem que seja de uma maneira artificial.
É normal ver o esquecimento como um defeito , mas eu vejo ele como uma virtude. Saber esquecer quer dizer se livrar de todos os sofrimentos do passado.
Nunca, mas nunca se desanime! É proibido abrir mão da esperança.
Se você até acredita que pode ficar pior, quanto mais você tem que acreditar que pode ficar melhor!
Rabino Gloiber
Sempre correndo
Mas sempre rezando por você 🌻
לא תם ולא נשלם
לזכות בתי היקרה רבקה עלקא בת ברכה חייקא