Nossa Parashá nos conta que o Levi entrava com 25 anos para o trabalho no Mishkan (Templo móvel) e com com 50 mudava para um trabalho mais leve.

 

Em Parashát Bamidbar, a Torá nos conta que o Levi começava o trabalho no Mishkan com 30 anos.

 

Rashi explica que realmente ele começava o trabalho no Mishkan com 30 anos, então porque nossa Parashá diz que ele começava com 25?

 

Explica Rashi que dos 25 aos 30 ele fazia o “curso de Levi”, estudava todas leis relacionadas ao trabalho que ele deveria fazer na primeira etapa, durante os primeiros vinte anos, e tambĂ©m as leis relacionadas ao trabalho mais leve que ele continuaria fazendo depois dos 20 anos de trabalho mais pesado.

 

Daqui aprendem nossos Sábios que um aluno que não teve progresso em um determinado estudo durante cinco anos, com certeza não vai progredir nesse assunto após esses cinco anos também.

 

Ou seja, ele está aconselhando pelos nossos Sábios à mudar de área!

 

Toda regra na Torá escrita e na Torá oral pode ter uma exceção, contanto que a própria Torá escrita traga um versículo para determinar essa exceção, ou, no caso da Torá oral, nossos Sábios tragam oralmente essa excessão.

 

No caso da Torá escrita vemos por exemplo o caso de Ishmael que era o primeiro filho de Avraham Avinu e consequentemente deveria ter sido nosso segundo patriarca se a Torá nĂŁo trouxesse o versĂ­culo que diz que “em Itzhak será considerada a sua descendĂŞncia” que vem excluir Ishmael de ser um descendente de Avraham Avinu.

 

O mesmo acontece com a Torá oral. Mesmo nossos Sábios dizendo que na maioria dos casos a pessoa que nĂŁo teve nenhum sucesso nos estudos dos primeiros cinco anos com certeza nunca mais terá sucesso nessa área, eles prĂłprios trazem o exemplo de Rabi Akiva que era o “Moshe Rabeinu” da Torá oral como a maior exceção dessa mesma regra!

 

Rabi Akiva era totalmente incapaz de aprender uma letra em hebraico até os 40 anos de idade, mas por meio do seu grande esforço se tornou o maior de todos os Sábios de Israel.

 

Para todos nós que nos avaliamos como sendo pessoas que fazem parte de uma grande maioria, a regra geral é aplicada e nossos Sábios não nos incentivam à nos esforçar ao nível de Rabi Akiva, mas sim levar em conta nossas limitações e procurar a área em que nos destacamos mais, mesmo não sendo ela uma área intelectual.

 

Portanto diz a Guemará que cada um de nĂłs deve ensinar ao seu filho uma profissĂŁo limpa e fácil, porque tanto a pobreza quanto a riqueza nĂŁo dependem da profissĂŁo mas sim de Hashem (D’us), que por ter nos criado Ă© o responsável pelas nossas despesas como o pai Ă© responsável pelas suas crianças pequenas.

 

A diferença Ă© que o pai Ă© responsável pela filha atĂ© ela se casar, e entĂŁo o marido se torna responsável por ela, mas Hashem (D’us) continua sendo responsável pelas nossas despesas durante toda a nossa vida!

 

Por isso dizem nossos Sábios, temos três associados na nossa criação: nosso pai, nossa mãe, e Hashem.

 

Mas as vezes nĂŁo cumprimos a nossa parte em relação Ă  Hashem (D’us), nĂŁo estudamos Torá nem o mĂ­nimo que somos obrigados a estudar mesmo nĂŁo tendo tido sucesso nos estudos por mais de cinco anos, como no caso das leis práticas por exemplo.

 

Até mesmo as mulheres são obrigadas pela Torá à estudar as leis judaicas práticas relacionadas às mulheres (podem estudar pelo Youtube também) e os homens devem estudar as leis judaicas práticas relacionadas aos homens (também pode ser pelo Youtube).

 

E ambos devem estudar Hassidut, sendo que essa categoria da Torá desperta em nĂłs amor e temor Ă  D’us que Ă© um Mandamento Divino que abrange tanto homens quanto mulheres (nesse caso Ă© atĂ© melhor estudar pelo Youtube sendo que essa categoria da Torá oral Ă© um pouco mais difĂ­cil de entender diretamente do livro).

 

E Ă s vezes por nĂŁo sabermos o que Ă© permitido fazer e o que Ă© proibido, fazemos coisas erradas.

 

E por causa dessas coisas erradas os milagres que precisamos para o nosso dia a dia nĂŁo acontecem, e culpamos um ao outro por eles nĂŁo terem acontecido.

 

Conclusão: Vamos estudar Torá todo dia e com muita alegria!

 

Rabino Gloiber
Sempre correndo
Mas sempre rezando por vocĂŞ

Add Your Comment