As bençãos que Yaakov deu aos seus filhos

As bençãos que Yaakov deu aos seus filhos

 

A Brahá que Yaakov deu para Shimon e Levi foi a maldição à raiva deles.

 

Porque nós, o povo de Israel, somos piedosos e a ira não combina com a nossa natureza.

 

Por isso Yaakov chama eles de ladrões, se referindo à agressividade deles que não fazia parte da natureza judaica, mas era como um roubo na mão deles, algo que não pertencia à eles.

 

Só um pouquinho de ira não justificaria toda essa bronca, um pouquinho de ”guevurá” também pode fazer parte da nossa natureza, por isso Yaakov especifica no versículo o fato deque a ira deles era dura e forte.

 

Também a solução para se livrar dessa “ira roubada” também foi dada na Bra’há que eles receberam.

 

Yaakov abençoou Shimon e Levi a se espalharem pelo povo de Israel, e assim essa ira desapareceria.

 

Dizem nossos Sábios que a tribo de Levi se espalhou por todo Israel ensinando Torá para todo o povo, e diz o Rambam que cada um que assumiu essa função hoje é comparado a um Levi.

 

Um dos meus professores na Yeshivá de Kfar Chabad em Israel onde estudei durante sete anos se chamava Rabi Mendel Futerfas (1906–1995).

 

Ele era um grande Rabino e também uma pessoa altamente elevada espiritualmente.

 

Uma vez ele nos disse em um farbrenguen (festa de confraternização hassídica) com um sorriso de ponta a ponta :- Meninos , vocês são como adubo orgânico (o que as vacas fazem… ) quando você saírem daqui vocês vão se espalhar pelo mundo inteiro fazendo o mundo inteiro florescer!

 

Mas agora que vocês estão todos juntos aqui no mesmo lugar vocês são…. (e falou algo em yidish se referindo ao cheiro de de uma montanha de esterco……).

 

E realmente aconteceu de termos nos espalhado pelo mundo.

 

Todos os anos me encontro com a minha classe da Yeshivá no congresso rabínico internacional e todos estão espalhados pelo mundo fazendo um trabalho maravilhoso, ensinando Torá para todos e fazendo florescer as comunidades judaicas em todo o mundo!

 

E essa foi a benção que Yaakov deu para a tribo de Levi.

 

Diz o Ari Zal que Yaakov recebeu a alma do Adam a Rishon e Reuven que era o primogênito de Yaakov recebeu a alma de Cain que era o primogênito do Adam a Rishon.

 

Quando Reuven quis tirar Yossef do buraco e devolver ele ao seu pai, tentou salvar seu irmão, e assim começou a consertar o pecado de Cain que matou o irmão.

 

O Midrash nos conta que Cain nasceu com uma irmã gêmea e seu irmão Hevel com duas. Aquela geração iria se casar com as irmãs.

 

Cain que era o primogênito achou que merecia duas mulheres e Hevel teria que ficar com uma, e por isso Cain matou Hevel.

 

Por isso Yaakov na sua benção para Reuven cita o caso de Bilá que causou para Reuven não ter feito o conserto total da Alma do Cain.

 

Cain teve que se reencarnar novamente como Ytro.

 

Moshe Rabeinu era a reencarnação de Hevel e Tzipora sua esposa era aquela gêmea de Hevel que causou o problema.

 

Ytro trouxeTzipora para Moshe no deserto e assim terminou o conserto da alma do Cain.