Na nossa Parashá Yaakov chega ao Egito e é apresentado por Yossef ao faraó.
Quando o Faraó pergunta à Yaakov qual é a sua idade ele responde :- “Os dias da minha vida foram poucos e ruins.”..
Porque a vida de um Tzadik tão grande como Yaakov , o maior dos patriarcas, foi tão ruim?
Diz o Ari Zal que os patriarcas são chamados de patriarcas porque o primeiro homem, Adam Harishon, que era o patriarca da humanidade inteira se reencarnou como Avraham , Itzchak e Yaakov.
Esse primeiro homem, por meio de ter comido a famosa fruta proibida cometeu as três maiores transgressões que estão em um nível de “preferível morrer do que transgredir”, fazendo com que sua Alma Divina nos seus três níveis de “Nefesh” , “Rua’h” e “Neshamá” caísse dentro das impurezas
Sabemos que o primeiro homem antes de fazer a primeira transgressão da história do mundo não tinha Yetzer Hará (inclinação para o mal) .
Se ele não tinha “yetzer hará” como pode ele ter feito uma transgressão tão grande?
Simples assim! Ele fez um erro de avaliação!
o primeiro homem. Mesmo tendo sido diretamente criado por D’us (e não cópia de cópia como nós) e o tempo em que ele foi criado era antes de comer a fruta proibida e receber o “yetzer a rá” (má inclinação) , mesmo assim tropeçou e caiu no caso “escândalo da fruta proibida”.
Com certeza tinha uma justificativa, como ele próprio disse :- “a mulher que você me deu….”.
Ou seja, o primeiro homem que não tinha Yetzer a rá achou que D’us iria ficar feliz de ele ter obedecido à Havá que era a “Mãe de todas as criaturas” ,
Havá imaginou que se ela comesse a fruta e ficasse como D’us seria um orgulho para o Criador
e erraram porque D’us queria que eles ficassem como D’us em “Kedoshim Tihiu” , em coisas boas , não em vivenciar a “coisa ruim”.
Fizeram um erro de avaliação sem ter feito ainda o primeiro pecado e ter recebido uma má inclinação .
Ou seja, ninguém é perfeito, todos nós somos passíveis de erros de avaliação.
Um ser humano criado pelo próprio D’us sem Yetzer a rá faz um erro de avaliação , o que dizer sobre nós , geração descartável , será que existe entre nós alguém que D’us não criou e portanto é perfeito ?
Mais provável que alguem se ache perfeito , ou se achava até ler o Rashi do Midrash Rabá !
A nós só resta não cobrar perfeição do nosso próximo , não cobrar dele o que D’us não criou e julgar ao nosso próximo com bons olhos porque da mesma maneira que julgamos o nosso próximo assim somos julgados lá em cima.
Qualquer criatura, mesmo um Anjo ou uma criatura mais elevada é impossível que seja totalmente perfeito , como diz a conhecida explicação de Rashi no Midrash Rabá sobre o versículo “Asher Bará Elokim Láassot”.
Rashi traduz a palavra “Laassot” como consertar. Ou seja, tudo o que D’us fez ainda precisa de um consertozinho
E se ainda é preciso fazer alguma coisa em tudo o que D’us fez quer dizer que nada é perfeito, portanto tudo o que D’us fez é passível de erro e será que existe alguma coisa que D’us não fez?
Rabino Gloiber
Sempre correndo
Mas sempre rezando por você
www.RabinoGloiber.org
🌷🌷🌷🌷🌷
