
Nossa Parashá nos conta sobre o falecimento de Sarah, a primeira matriarca do nosso povo, e todos os fatos ligados à esse acontecimento.
Avraham se empenhou ao máximo para comprar um túmulo para Sarah no campo aonde estavam enterrados Adam e Havá.
Ele negociou com os habitantes locais e acabou pagando uma fortuna por esse campo aonde ficava a caverna com os túmulos de Adam e Havá que fica em Hebron.
Avraham enterrou Sarah, chorou por ela e logo após enviou Eliézer para Haran na Síria para trazer de lá uma esposa para Itzhak.
De vez enquanto aparecem no Sefer Torá letras grandes ou pequenas nos indicando um assunto profundo que se encontra por trás dessa escrita. Nossa Parashá é um desses locais.
A letra “כ” da palavra “ולבכותה” que quer dizer “e chorar por ela” aparece pequena, e assim ela deve ser escrita no Sefer Torá.
A explicação para isso é que ele chorou pouco. Todos os comentaristas concordam que a explicação para isso é que ele não chorou muito, e as divergências são somente em relação ao motivo de ele ter chorado pouco.
Quando analisamos o perfil do nosso patriarca Avraham vemos uma coisa muito interessante.
Ele sempre está olhando para frente, como diz o versículo: “Avraham estava velho, vinha com os dias”. Aparentemente uma linguagem estranha.
Mas uma linguagem que nos indica que cada dia dele foi aproveitado para o trabalho Divino.
Ou seja, chorar é passado e Avraham vivia o presente, vivia o trabalho Divino de cada dia.
Está escrito que as atitudes dos patriarcas são uma sinalização para nós, seus descendentes.
Aprendemos com Avraham a direcionar nossa energia para as coisas positivas que devemos fazer, e mesmo quando existem todos os bons motivos do mundo para chorar, não devemos chorar muito.
Devemos direcionar as nossas energias para o lado positivo, e fazer tudo com muito entusiasmo e muita alegria.
Principalmente na nossa geração em que a tristeza é um gatilho para a depressão que é a doença mais badalada dos tempos modernos com todas as suas consequências destrutivas. Então, vamos ficar sempre alegres, só temos a ganhar 🥰
Rabino Gloiber
Sempre correndo
Mas sempre rezando por você
www.RabinoGloiber.org
