O patriarca da humanidade e os patriarcas do nosso povo

Quando nosso patriarca Yaakov chegou ao Egito e é apresentado por Yossef ao faraó.

 

Quando o Faraó pergunta à Yaakov qual é a sua idade ele responde :- “Os dias da minha vida foram poucos e ruins.”..

 

Porque a vida de um Tzadik tão grande como Yaakov , o maior dos patriarcas, foi tão ruim?

 

A resposta para isso é dada pelo Ari Zal.

 

Diz o Ari Zal que os patriarcas são chamados de patriarcas porque o primeiro homem, Adam a Rishon, que era o patriarca da humanidade inteira, se reencarnou em Avraham , Itzhak e Yaakov.

 

Sabemos que o primeiro homem antes de fazer a primeira transgressão da história do mundo não tinha yetzer a rá . Ele fez um erro de avaliação. Achou que o mundo já existia antes de D’us e D’us se tornou D’us por ter comido a fruta proibida, e se ele comesse essa fruta ele também seria D’us.

 

Esse ato foi considerado idolatria e o nível “Nefesh” da Alma do Adam Harishon se reencarnou em Avraham Avinu que fez a retificação dela divulgando ao mundo que somente D’us cria e dirige o universo e somente para Ele devemos rezar, lutando a vida inteira conta a idolatria.

 

Quando o Adam a Rishon comeu a fruta proibida ele trouxe a morte para si e para o mundo.

 

Esse ato foi considerado assassinato e o nível “Rua’h” de Adam a Rishon se reencarnou em Ytzhak que faz a retificação dele.

 

A pior parte foi a de Yaakov. Havá deu a fruta proibida para Adam e ele a culpou por tudo o que ele fez de errado (hoje em dia os homens já não são mais assim…) e se separou dela por cento e trinta anos.

 

Nesses cento e trinta anos ele teve “sonhos eróticos” e … vamos chamar a outra coisa de “acidentes hidráulicos” (só acontece quando um homem tem um sonho dessa categoria…) e sendo que nessa hora se unia a ele a esposa da “coisa ruim” (a coisa ruim é o anjo da morte) e ainda mais, ele teve muito prazer nisso e “ela” deu a luz à coisas como ela mas com Almas Divinas que Adam tinha a capacidade de trazer durante essas “relações” , por isso esses cento e trinta anos foram considerados “relações proibidas”.

 

Diz o Ari Zal que esses cento e trinta anos que Yaakov sofreu foi a correção daqueles cento e trinta anos que Adam a Rishon teve os prazeres proibidos, sendo que o nível mais alto do Adam, a “Neshamá” foi retificada por Yaakov que é o conserto final da Alma de Adam a Rishon.

 

Quando Yaakov terminou esse conserto e a Alma do Adam a Rishon já estava totalmente refinada, então Yaakov desce ao Egito aonde vai começar agora a retificação de todas aquelas almas Divinas que foram trazidas ao mundo naqueles 130 anos que Adam se separou de Havá , eles seriam o povo de Israel que nasceu no Egito e a “erev rav”.

 

Quando os egípcios já não tinham mais como pagar pelo trigo e pagaram para Yossef com a própria terra e se venderam à Yossef como escravos , Yossef fez com que eles mudassem de terras entre si causando entre os próprios egípcios um exílio e ordenou à eles fazerem Brit Milá começando assim a retificação da “erev rav”.

 

Por isso Yaakov disse ao faraó que os seus cento e trinta anos foram poucos e ruins, já que tinham que ser ruins ele agradeceu que foram poucos, mas a partir do momento em que a Alma de Adam a Rishon estava pura e refinada no corpo de Yaakov, então Yaakov já começou a viver no paraíso mesmo  estando ainda nesse mundo!

 

 

Rabino Gloiber

Sempre correndo

Mas sempre rezando por Você

www.RabinoGloiber.org