O que representam os nomes de D’us ?

Na nossa Parashá D’us diz à Moshe que se revelou aos patriarcas com o nome de E-l Sha-dai e seu nome Y-H-V-H que chamamos de AShem que quer dizer “o Nome” não revelou para eles.

 

D’us está acima de todos os nomes, o que chamamos de “extrema simplicidade”, mas mesmo que sua essência está acima de todos os nomes, no lugar onde você encontra a sua grandeza você encontra a sua humildade

 

Por isso ele desce ao nível dos receptáculos das dez Sefirot de Atzilut e lá é chamado de E-L na Sefirá da Hessed e Elo-him na Sefirá da Guevurá , em cada aspecto de revelação ele é chamado com um nome diferente.

 

Quando a revelação Divina é diferente , queremos dizer com isso que o comportamento Divino em relação ao mundo também é diferente.

 

Rabi Avraham Ben Meir Ibn Ezra foi um grande Tzadik que nasceu na Espanha no século 11 , fugiu dos árabes que perseguiram os judeus e viveu uma vida de muitas e longas viagens divulgando a Torá por muitos lugares.

 

Ele nos explicou que existem três níveis de comportamento Divino diferentes :

 

Quando AShem (D’us) é chamado de Elo-im isso quer dizer que Ele está atuando somente de acordo com as leis de natureza , dirigindo o mundo por meio de um sistema astrológico que aciona toda a natureza não levando em conta as nossas ações sendo elas boas ou não. (dentro disso os astrólogos antigos conseguiam saber antecipadamente certas coisas que iriam acontecer sendo que esse comportamento Divino independe das nossas ações)

 

Quando D’us é chamado de E-L Sha-dai, quer dizer que Ele está atuando de maneira sobrenatural mas totalmente dentro da natureza.

 

Nesse nível ele está levando em conta nossas ações e fazendo a natureza agir à nosso favor quando nos comportamos bem (e o contrário está subentendido) , nos fazendo verdadeiros milagres mas totalmente revestidos na natureza, e esse foi o comportamento Divino com os Patriarcas.

 

Nesse nível de revelação D’us pode prometer milagres sobrenaturais mas eles ainda não acontecem na prática , e por isso nosso patriarca Avraham até o túmulo da própria esposa teve que comprar por uma exorbitância mesmo que AShem tinha prometido à ele aquela terra.

 

Quando D’us é chamado de Avaie [Y-H-V-H] (vamos falar AShem), isso quer dizer que Ele está atuando de maneira sobrenatural , surreal com milagres revelados que não tem nenhuma conexão com a natureza como no caso das dez pragas ,(mesmo aquelas que superficialmente parecem naturais tem um fundo totalmente sobrenatural)

 

Esse comportamento Divino não depende das nossas ações boas ou não, mas sim da nossa origem.

 

Esse nível de revelação é específico para o povo de Israel, como o próprio D’us diz para Moshe que vai cumprir o que prometeu à Avraham.

 

Ou seja, recebemos milagres sobrenaturais no Egito porque éramos descendentes de Avraham.

 

Não pelo nosso próprio mérito mas sim pela essência de sermos judeus que é relacionada à nossa alma.

 

Conclusão: hoje que se passaram quase 3340 anos da saída do Egito, vimos que o único povo que saiu de lá dessa maneira sobrenatural fomos nós.

 

Mesmo que o continente africano sempre foi cheio de genocídios interpopulacionais e muitos povos tiveram que fugir de um lado para o outro.

 

E com certeza a Divina providência levou em conta as ações de cada um, e nesse caso o comportamento Divino é na base da “midá knegued midá”, medida por medida.

 

Mas milagres sobrenaturais como o rio Nilo se transformar em sangue ou uma grande rã dar origem à milhões de rãs que entravam nos fornos , contrário da natureza animal, ou a terra se transformar em piolhos, isso só aconteceu por causa de nós.

 

Não por causa das nossas ações mas por causa das nossas Almas Judias.

 

AShem atendeu aos gritos do nosso povo para antecipar os milagres sobrenaturais que já estavam prometidos .

 

O mesmo acontece agora que estamos antes da Gueulá, nossa Redenção final .

 

Até agora os milagres do Egito que até agora foram os maiores e mais surreais que a humanidade já presenciou, vão passar para segundo plano em relação a Gueulá, de tão sobrenaturais que vão ser os milagres que vão acontecer na nossa Gueulá a ponto de os milagres do Egito se tornarem secundários a ela.

 

Então pra que esperar , vamos fazer como os nossos ancestrais no Egito e gritar, pedir para AShem nos tirar do exílio já!

 

Dar os nossos gritos agora e antecipar para imediatamente os maiores milagres sobrenaturais que o mundo nunca viu!!

 

 

Rabino Gloiber
Sempre correndo
Mas sempre rezando por você
www.RabinoGloiber.org