Todo dia é dia dos pais!
(e também das mães!)
A Mitzvá de honrar pai e mãe é uma Mitzvá constante, 24 horas por dia 365 dias por ano
Os homens têm essa Mitzvá a vida inteira. As mulheres casadas quando recebem pedidos do marido e dos pais devem atender primeiro ao marido.
A pessoa tem obrigação de honrar a esposa do pai — ainda que ela não seja sua mãe — todo o tempo em que o pai está vivo.
Similarmente, é obrigação honrar o marido da mãe, todo o tempo em que ela está viva.
Também é digno que eles continuem sendo honrados após o falecimento do pai ou da mãe.
É proibido sobrecarregar os filhos e exigir respeito em demasia, para não fazê-los incorrer em erro.
O melhor é perdoar e não observar suas faltas, porque o pai pode abdicar de seus direitos à honra.
Quando o pai ou a mãe fica demente, é preciso tratá-los, respeitando a condição em que eles se encontram, até D’us apiedar-se deles.
Se o fardo é insuportável por causa do alto grau de demência, o filho pode deixá-los sob os cuidados de outra pessoa, para que recebam o tratamento necessário.
Quando a mãe manda o filho fazer algo e ele faz, e depois vem o pai e pergunta “quem te mandou fazer isso?”, se o filho sentir que, ao contar que foi a mãe que mandou, o pai se aborrecerá com ela, o filho não deve relatar que foi ela. [Deve permanecer em silêncio,] mesmo que com isso o pai se aborreça com ele (Haiei Adam, em nome de Sêfer Hassidim).
A Mitzvá de honrar os pais é uma das Mitzvot que quando fazemos ela ganhamos lá em cima uma grande recompensa e também recebemos os frutos dela neste mundo incluindo uma longa vida.
Conclusão: você toma vitaminas, faz exercícios, faz checkup todo ano, quer ter uma longa vida? Não se esqueça de tratar bem os seus pais e aí de verdade você vai ter uma longa vida.
Comprar um presente para a sua mãe? Claro que sim, mas sempre, não uma vez só por ano!
Rabino Gloiber
Sempre rezando por você
https://youtube.com/c/Gloiber18
🌻🌻🌻🌻
www.RabinoGloiber.org